Pesquisar

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lacraia é assunto mais comentado do Twitter

SÃO PAULO - A morte da dançarina Lacraia tornou-se, hoje, o assunto mais comentado do Twitter no Brasil e um dos trending topics mais discutidos no microblog em todo o mundo.
Marco Aurélio Silva da Rosa, conhecido como Lacraia, ficou famoso no início dos anos 2000, quando emplacou o sucesso “Eguinha Pocotó”, de autoria do músico MC Serginho.
 
Lacraia tinha 34 anos e estava internado no Hospital Universitário Gaffrée, no Rio de Janeiro, onde faleceu às cinco da manhã de hoje. Procurado, o hospital informou que, a pedido da família de Marco Aurélio, o motivo da morte de Lacraia não poderá ser divulgado. Em breve nota, o hospital universitário atribui o óbito a uma “doença crônica”.

info




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Facebook vai pagar quem assistir publicidade

 
 
Créditos poderão ser usados no Deals, o serviço de compras coletivas da rede social.
 
 
SÃO PAULO - O Facebook apresentou ontem um novo programa pelo o qual pretende oferecer incentivos financeiros aos usuários que assistirem anúncios publicitários no site.
De acordo com o blog Mashable, em troca da audiência em propaganda, o serviço vai  oferecer Facebook Credits (a moeda interna da rede social), que poderá ser usada pelos usuários em compras no Facebook Deals, o serviço de compras coletivas do site. Inicialmente, cada anúncio deve dar direito a um crédito, que custa dez centavos de dólar americano.
 
Entre as empresas que já firmaram parceria com o Facebook para patrocinar o programa estão as produtoras de games Crowdstar, Digital Chocolate e Zynga. As campanhas devem optar pelo formato interativo, apostando no entretenimento de marca.
O Facebook apresentou seu serviço de compras coletivas no final do mês passado. Por enquanto, ele funciona em sistema de teste nas cidades de Atlanta, Austin, Dallas, São Diego e São Francisco.
O serviço tem a peculiaridade de funcionar integrado à rede social. Em vez de entrar num site específico, o usuário interessado nas ofertas deverá clicar numa aba que vai ser exibida na sua página no Facebook.
Tanto o Facebook Credits quanto o Deals ainda não estão disponíveis no Brasil.

info

iPad 3 poderá ser, na verdade, iPad 3D

Calma, calma, o título é apenas uma brincadeira envolvendo o possível nome da próxima geração de tablets da Apple (iPad 3) com o rumor do dia: a sua tela poderá ser 3D, segundo informações obtidas pelo RCR Unplugged.
Mockup 3D do iPad
Os planos da Apple para a novidade já estariam bem avançados, os quais foram supostamente “confirmados” por três fontes diferentes — inclusive na Foxconn, em Taiwan, que mais uma vez ficará responsável por montar/fabricar o produto. Alguns estúdios de Hollywood já teriam forte interesse na tecnologia e em explorá-la com conteúdos/vídeos interativos e tridimensionais.
Inicialmente, para viabilizar algo desse tipo em telas como as de iGadgets, falava-se sobre a necessidade do uso de óculos especiais. Assim como canetinhas stylus, porém, a Apple teria descartado totalmente a possibilidade e decidiu só adotar a tecnologia se ela pudesse ser aproveitada por todos naturalmente, sem o uso de um acessório extra.
Pensando bem, se esse for mesmo o grande destaque do produto, chamá-lo de “iPad 3D” não seria tão absurdo assim. Lembrem-se que o “S” de iPhone 3GS entrou ali significando “speed” — de velocidade, em inglês. Ou então pode ser também um “iPad Magic”, já que essa nova tela seria provavelmente tão mágica quanto tudo o que Apple cria/produz, hoje em dia. ;-)
Enquanto esse novo iPad não chega, é claro, resta nos contentarmos com alternativas como esta.

P.S.: A imagem do artigo é um mockup meramente ilustrativo.

macmagazine

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vídeo falso de Bin Laden é isca para fraude


BOSTON - Hackers estão explorando a fascinação com a morte de Osama bin Laden para espalhar softwares maliciosos por meio de fraudes que prometem acesso a vídeos da morte do terrorista.
Uma das campanhas atinge usuários do Facebook, que recebem supostos e-mails de amigos dizendo à pessoa para recortar e colar um trecho de texto que lhes daria acesso ao vídeo.

Quando seguem os passos enumerados no e-mail, elas acabam garantindo acesso total de suas contas a hackers, disse Mikki Hypponen, diretor de pesquisa da fabricante de software antivírus F-Secure.
Outra campanha usa e-mails carregados com links contaminados para fazer um software malicioso ser baixado em um PC, disse ele.
Hackers planejam tais ataques para se aproveitar de eventos que rendem notícias. Campanhas similares aconteceram motivadas pelo casamento real britânico, pela tsunami no Japão e pela Copa Mundial de futebol.

info

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Rio estuda projeto para carros elétricos

 
Cidade pretende criar estações para locação de veículos
SÃO PAULO - A exemplo de Paris, o Rio de Janeiro estuda a implantação de estações para a locação de carros elétricos. A prefeitura publicou hoje no Diário Oficial uma convocação pública para que empresas interessadas em participar se manifestem. Enquanto na capital francesa as estações para alugar e recarregar os automóveis devem ser inauguradas até o fim de 2011, no Rio o projeto ainda é embrionário.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é atrair empresas que possam, neste primeiro momento, planejar a implantação. "Não tenho condições de, dentro da prefeitura, destacar alguém só para isso." Paes disse que, no ano passado, foi procurado em três ocasiões por diferentes empresas propondo o sistema de aluguel de carros elétricos, "mais econômicos e menos danosos ao meio ambiente."

A partir de hoje, os interessados têm um prazo de 30 dias para manifestar interesse. Já os projetos devem ser entregues à prefeitura em até seis meses. "Vamos deixar os grupos privados modelando isso, verificando a viabilidade econômica, possibilidade física", disse.
A ideia, segundo Paes, é semelhante à do sistema de aluguel de bicicletas, o Pedala Rio, da prefeitura. Também inspirado em um modelo de Paris, o programa, lançado em 2009, chegou a ser suspenso por três meses devido ao desaparecimento de 56 bicicletas em apenas duas semanas. Hoje, opera com escala básica - 60 bicicletas, já foram 150 -, em 19 estações nos bairros de Ipanema, Leblon, Gávea, Copacabana, Leme e Lagoa, todos na zona sul. Em Paris, são cerca de 1.800 estações e 20 mil bicicletas, e o sistema serve também 30 municípios dos arredores.
Segundo o gerente do Pedala Rio, Leandro Araújo, a Serttel, empresa responsável pela operação do programa, negocia com a prefeitura a construção de outras 31 estações até o fim do ano. O processo, de acordo com Paes, está "bem encaminhado."

info

Busca por Bin Laden dispara no Google

Durante pronunciamento de Obama, buscas por Osama Bin Laden cresceram 10 mil vezes
SÃO PAULO - As buscas pelo nome do terrorista Osama Bin Laden cresceram 10 mil vezes no Google após o anúncio de sua morte, no final da noite do último domingo (01).
Segundo comunicado divulgado hoje pelo Google em sua conta no Twitter, as buscas aumentaram em  1 000 000% entre às 19h e 21h na costa leste dos Estados Unidos, horário no qual foi realizado o pronunciamento do presidente Barack Obama.

Nas horas seguintes, o índice teve queda acentuada, porém, se manteve acima dos níveis registrados antes da notícia.
Segundo a consultoria Akami Net Usage Index, que mede o tráfego para sites de notícias, durante o pronunciamento de Obama houve um pico de 4,1 milhões de pageviews, o que indica um aumento de tráfego de 28% em relação a um domingo comum.
O Twitter registrou picos de 4 000 tuítes por segundo durante o discurso do presidente. Assim que o site do jornal The New York Times divulgou a notícia da morte do terrorista, ela se espalhou rapidamente pelas redes sociais.

info

Uso de tecnologia em estádios fica para 2012



Testes para empresas candidatas começam já este ano; entre outros, tecnologia poderá dizer se a bola entrou ou não
SÃO PAULO - A Fifa informou nesta terça-feira que estabeleceu um novo prazo para definir a utilização ou não de sistemas tecnológicos em partidas de futebol, os quais têm o objetivo de deixar claro, por exemplo, se a bola entrou ou não gol em lances duvidosos.
De acordo com a entidade, um relatório final será apresentado em julho de 2012 para que a decisão sobre o assunto ocorra antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
 
As empresas candidatas a desenvolver esta tecnologia terão que passar por um teste de duas fases, iniciado ainda este ano, entre os meses de setembro e dezembro, em um estádio de sua escolha. Elas poderão confirmar suas participações até o dia 3 de junho.
De acordo com a entidade, os sistemas que alcançarem pelo menos 90% de aproveitamento em "situações de partida simuladas" serão convidados para mais testes entre março e junho do ano que vem, se forem aprovados pela International Board, órgão associado à Fifa responsável por reger as regras do futebol.
A Fifa determinou que os sistemas candidatos precisam "identificar se o gol foi marcado imediatamente e automaticamente, e confirmar em um segundo". Além disso, apenas os árbitros da partida podem receber a informação.
A discussão pelo uso desta tecnologia voltou a ganhar força nos últimos dias por conta de um lance do Campeonato Inglês, no último sábado, quando o meia Frank Lampard, do Chelsea, marcou um gol no goleiro brasileiro Gomes, do Tottenham, no qual a bola não entrou. O erro do árbitro foi determinante para o resultado final da partida: 2 a 1 para o Chelsea.
Curiosamente, o mesmo Lampard foi autor de um gol claro da Inglaterra contra a Alemanha, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, quando o seu país perdia o jogo por 2 a 1 e empataria o confronto. Na ocasião, o jogador acertou um chute no travessão, a bola quicou dentro da meta e depois saiu, mas a arbitragem não viu e prejudicou os ingleses ao não validar o gol. O lance ocorreu no final da etapa inicial e, no segundo tempo, os alemães decretaram a goleada por 4 a 1 que os levou às quartas de final.
info

Próximo Android será o Ice Cream Sandwich. E?

Um desenvolvedor do Google pode ter confirmado, por descuido, o nome da próxima versão do Android, a Ice Cream Sandwich.

O nome já havia circulado em diversos blogs e os rumores (ainda não confirmados) são bem fortes. Oh, minha vida mudou! Não, na verdade não há mais nenhuma informação sobre a versão. A aposta é uma mistura do Honeycomb com o Gingerbread para smartphones. Como o post se refere a um bug do Android 3.0, a nova versão pode ser também exclusiva para tablets. Mas qualquer informação até o momento não passam de suposições.
Com a progressão de nomes açucarados, quem sabe não vamos nos deparar num futuro próximo com o “Semifredo de frutas vermelhas”, “Petit Gateau”, “Tronco de chocolate”, etc.

Facebook responde a acusações de Assange



Barack Obama e Mark Zuckerberg durante encontro no Facebook;

Rede social nega que ofereça dados para o governo.

SÃO PAULO - O Facebook respondeu as acusações feitas pelo fundador do WikiLeaks, Julian Assange.
Segundo o australiano, o Facebook “é a maior máquina de espionagem já inventada pelo homem”. Além disso, a rede social ofertaria uma interface especial para que agentes do governo americano pudessem monitorar as atividades dos cidadãos.

Em resposta às acusações, uma porta-voz do Facebook declarou ao site da revista Forbes que a rede social não cede a nenhum tipo de pressão governamental por acesso às informações.
De acordo com ela, a rede social tem uma equipe especial de profissionais certificados, supervisionada por dois agentes federais, que gerenciam os pedidos de quebra de sigilo feitos pela Justiça americana.
“Nós não respondemos à pressão, nós respondemos a processos. Nunca houve uma pressão para que as informações fossem compartilhadas. Pelo contrário, nós lutamos toda vez que acreditamos que os argumentos de um processo são insuficientes. Os padrões legais para o repasse de informações são determinados pelas leis do país e nós seguimos essa regra”, declarou a porta-voz.
Em entrevista em vídeo para o site do canal Russian Today, Assange afirmou que Facebook, Google, Yahoo! e outros gigantes da web oferecem páginas especiais para que agentes do governo monitorem as ações dos usuários.
Atualmente, Assange trava uma batalha com a Justiça inglesa para não ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de estupro e abuso sexual. Uma nova audiência está marcada para o dia 12 de julho. Ele alega que as acusações possuem motivação política.

info

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morte de Bin Laden lidera no Twitter

SÃO PAULO - A morte do terrorista Osama Bin Laden é o assunto mais comentado do Twitter hoje. As hashtags #osama e #obl lideram os trending topics mundiais.
Entre os usuários brasileiros, Osama, Bush e Paquistão são as três palavras mais usadas.

O anúncio da morte do terrorista foi feito pelo presidente americano, Barack Obama, à 0h35 de hoje (horário de Brasília). Bin Laden foi morto pela Marinha americana durante a tarde de ontem, em sua mansão, em Abbottabad, no Paquistão.
O Twitter da Casa Branca acompanhou em tempo real o pronunciamento do presidente. “Eu posso reportar para os americanos e para o mundo, que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden”, declarou ele.
O vídeo com o pronunciamento de Obama está disponível no site da Casa Branca.
Por aqui, usuários do Facebook criaram um evento no site chamado “Velório de Bin Laden”. A página já conta com 11 mil adesões.
Segundo autoridades americanas, o corpo do terrorista foi jogado no mar.
info

Hacker fala sobre ataques à PlayStation Network

SÃO PAULO -  “Vocês mancham a imagem da comunidade hacker, mesmo se os seus alvos forem babacas como a Sony”. Este é o recado de GeoHot para os responsáveis pela invasão da Playstation Network na semana passada.
O hacker, conhecido por ter desbloqueado o Playstation 3 e postado as informações online, escreveu em seu blog a respeito de toda a comoção em torno da PSN. O jovem, que se chama George Hotz, foi processado pela Sony e, após um acordo, acabou banido da rede de jogos e proibido de modificar qualquer console da marca; ele negou qualquer envolvimento com o caso do PSN.
“Para começar, estou feliz de não ter uma conta PSN agora. Como vítima de furto de identidade uma vez, eu sinto por aqueles que tiveram seus dados roubados (...). A todos os que pensam que estou envolvido de alguma forma nisso: eu não sou louco e prefiro não ter o FBI batendo na minha porta”.
Geohot ainda ressaltou que há uma grande diferença entre desbloquear a segurança do seu próprio equipamento e hackear o servidor de outra pessoa para roubar dados. O jovem escreve que, antes da confusão, estava planejando criar uma rede alternativa de PSN para que os aparelhos com jailbreak pudessem jogar sem interferir na experiência de outros usuários. “Infelizmente, eventos me levaram a outro caminho – mas se eu tivesse me saído bem vocês teriam agora um lugar para jogar PS3”, alfineta ele.
Hotz ataca a Sony e diz que não se deve culpar os engenheiros da empresa, mas sim seus executivos que “declararam guerra aos hackers, riram da ideia de que pessoas poderiam penetrar a fortaleza que um dia foi a Sony, reclamaram incessantemente sobre pirataria e continuaram contratando mais e mais advogados quando tudo o que precisavam era contratar bons especialistas em segurança. Alienar a comunidade hacker não é uma boa ideia”.
O jovem escreve que, embora não se saibam detalhes do ataque à PSN, ele “aposta que a arrogância da empresa” teve algo a ver com isso. “Como todos sabemos que o PS3 é não- hackeável”, ironiza, “por que gastar dinheiro adicionando segurança inútil entre o cliente e o servidor?”. O hacker aponta ainda que o problema de vazamento é exclusivo da Sony. “Reparem que foi somente o PSN que entregou todos os seus dados pessoais- não a Xbox Live quando o 360 foi hackeado, não o iTunes quando o iPhone teve jailbreak”.
Por fim, GeoHot dá mais um recado ao invasor da PSN: “Você é claramente talentoso e terá muito dinheiro (ou uma sentença de prisão e falência) no futuro. Não seja um idiota vendendo as informações das pessoas. Eu adoraria ver como você fez tudo isso... Deus sabe que nunca ouviremos isso da Sony”.

info

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chrome 11 agora reconhece voz

E as novidades previstas no final de março já chegaram ao canal estável do Chrome: o Google acaba de liberar a sua versão 11.0.696.57 para Mac OS X, Windows, Linux e Chrome Frame.

Google Chrome com speech input
A atualização traz vários aprimoramentos e correções de segurança para o browser, mas a grande novidade mesmo é a entrada de textos por voz via HTML — já ativada no Google Translate, como vocês podem ver na screenshot acima.
Este uso é apenas um dos vários que desenvolvedores da web deverão começar a explorar no Chrome. Não duvido nada que a novidade também comece a pipocar nos navegadores concorrentes logo, logo. ;-)
Atualização (às 12h59)
Ele já vem, também, com o novo ícone apresentado há algumas semanas:
Ícone - Google Chrome

macmagazine

Xbox Live emite alerta de segurança

Microsoft emite alerta de segurança para os usuários de sua rede Xbox Live
SÃO PAULO – A rede Xbox Live emitiu um alerta de segurança em sua página de status, informando sobre uma possível tentativa de phishing em um dos jogos.
De acordo com a Microsoft, os usuários podem receber uma mensagem com tentativa de phishing enquanto estiverem jogando Modern Warfare 2.

“Estamos cientes do problema e trabalhando para resolvê-lo. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência e agradecemos sua paciência”, afirma o alerta.
O problema parece estar restrito somente a este game e está concentrado no processo matchmaking do sistema, responsável por arranjar as sessões online multiplayer.
O problema parece ser mínimo se comparado a situação sofrida pela Sony PlayStation Network, fora do ar há seis dias.
Mas segundo o site especializado Kotaku, dezenas de consoles Xbox 360 modificados e que estavam banidos da Xbox Live, conseguiram obter acesso novamente ao serviço, mas por um curto período. Essas máquinas podem ter originado essa falha de segurança na rede, porém não foi confirmado pela Microsoft.
Especula-se que a Microsoft possa estar testando sua infraestrutura para o novo formato de disco do Xbox 360, que irá prevenir a pirataria ao bloquear o firmware do DVD hackeado.

info

terça-feira, 26 de abril de 2011

Apple já prepara primeiros iPads nacionais

Reprodução
Apple já prepara primeiros iPads nacionais
Segundo jornal, lote de componentes do iPad já estão a caminho do Brasil

SÃO PAULO - A tão esperada fábrica da Apple no Brasil parece estar cada dia mais perto.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo deste sábado, contêineres contendo componentes para a fabricação de iPads já deixaram a Ásia em direção ao Brasil. A viagem deve durar cerca de dois meses, período necessário para que o Governo oficialize as políticas de incentivo à Foxconn, fabricante do aparelho.

Inicialmente, caso os tablets sejam classificados como computadores, como planeja o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, eles contariam com  redução de 9,25% referente ao PIS e Cofins.  Além disso, outros incentivos estaduais podem ser ofertados para atrair a fábrica.
Inicialmente, os iPads seriam fabricados na cidade de Jundiaí, na fábrica da Foxconn, que já produz produtos para a Sony e HP.
No fim de março, o secretário de desenvolvimento econômico da cidade, Ari Castro Nunes Filho, chegou a afirmar que a empresa já teria encomendado estudos sobre a instalação da linha para fabricar produtos da Apple.
Por outro lado, Izabel Lorenzetti, prefeita de Lençóis Paulista, chegou a declarar que a cidade também estaria sendo considerada para a instalação da fábrica de produtos Apple.
De acordo com um estudo da Apple, existe no Brasil uma demanda aproximada de cerca de 5 000 iPads por mês. Combinados os incentivos fiscais e custos com logísticas, a expectativa é que o preço do produto caia em até 40%. A Apple não se pronuncia sobre o assunto.

info

6 meios de usar web para estudar para concursos

6 meios de usar web para estudar para concursos
Saiba como utilizar a web para se preparar para os concursos públicos


SÃO PAULO - Engana-se quem pensa que, na saga por um posto no setor público, é preciso abolir a internet da vida. Ao contrário. Há diversas ferramentas na internet que podem tornar o ritmo de estudos mais prazeroso e eficaz.
EXAME.com selecionou seis recursos online que podem ajudar na hora de estudar para o concurso público.

O Facebook dos concursos

No percurso para conquistar uma oportunidade de carreira no setor público, vale unir forças com pessoas que estão na mesma situação. A rede Até passar se propõe a fazer a ponte para esses relacionamentos. O sistema oferece simulados, grupos de estudo e até fórum de discussão para tirar dúvidas.
Vigilante dos estudos

O sistema Tuctor promete colocar ordem na preparação para concursos. Na versão mais recente, a ferramenta estima o tempo que você precisará dedicar aos estudos por meio de testes de leitura, além de elaborar um plano de estudos semanal do candidato. Por enquanto, o sistema é gratuito. Mas a expectativa é de que, a partir da segunda quinzena de maio, os usuários tenham que pagar um valor para utilizar todas as funcionalidades. A partir daí, quem optar por um plano básico do sistema, terá acesso apenas a ferramenta de plano de estudos.
O reality show da leitura

Uma dica para quem quer colocar a leitura da bibliografia dos concursos em dia é a rede Goodreads. Além da opção de fazer análises de livros e participar de grupos de discussão, o site oferece um sistema que mostra o quanto de páginas você avançou em cada obra – e mostra isso para todo mundo por meio de outras redes sociais. Provavelmente, será difícil encontrar os livros indicados nos editais dos processos seletivos públicos, mas basta cadastrá-los.
Pechincha para concurseiros

A onda dos sites de compras coletivas também chegou no mercado de concursos. O site Concurseiro Urbano reúne uma série de promoções apenas relacionadas ao período de preparação de quem quer assumir um concurso público. A cesta de promoções abriga desde apostilas e livros especializados até aulas em vídeo, entre outros.
Aulas virtuais

Que tal fazer um curso preparatório direto do escritório da sua casa? Diversas escolas oferecem programas à distância que mesclam aulas presenciais e online. Conheça 7 cursos online para estudar para concursos.
Banca examinadora online
A regra número um de todo candidato a um concurso público é refazer as provas anteriores. E os sites das bancas examinadoras responsáveis podem ser uma boa fonte para isso. Na página da CESPE/UNB, por exemplo, além de uma porção de dicas para os exames organizados pela instituição, é possível encontrar os cadernos de questões e gabaritos das provas anteriores.

info

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dell terá tablets com Win7 e Android este ano

Dell terá tablets com Win7 e Android este ano
Interface Android: Dell quer um pedaço do mercado

SÃO PAULO - A Dell anunciou, neste final de semana, planos para estrear três novos tablets nos próximos meses, um com Android Honeycomb 3.0 e outros dois com Windows 7.
Se Motorola, Samsung e LG já possuem tablets com hardware respeitável para enfrentar o iPad 2, da Apple, a Dell espera disputar um naco deste mercado ainda este ano, com os equipamentos Latitude ST, Streak Pro e XT-3.
O modelo chamado Streak será o único a rodar Android e contará com hardware similar ao Motorola Xoom, como tela de 10´´,  chip Nvidia Tegra de dois núcleos, câmeras atrás e na frente para vídeo conferência e distribuição Honeycomb. O Dell Android tem data de estreia prevista para o mercado americano no início de junho.
Já os modelos com Windows 7 devem estrear em julho e outubro, respectivamente e sugerem disputar o mercado corporativo. No caso do Latitude ST, com estreia programada para julho, o processador será o Intel Ock Trail, de 1 GHz, 2 GM de RAM, tela de 10´´ e câmeras na parte da frente e de trás do tablet. A bateria deverá durar 8 horas.
O modelo mais parrudo, com estreia prevista para outubro, o XT-3, será 4GB de RAM, tela de 13´´, Windows 7 e três opções de processador: core i3, i5 e i7. Não há previsão de preços para estes equipamentos que, de longe, superam a configuração do iPad 2.

info

FBI já sabia de falha em iPad e iPhones

FBI já sabia de falha em iPad e iPhones
Mapa mostra localização de usuário de iPhone 4
 
LO  - O FBI, equivalente a Polícia Federal nos Estados Unidos, já tinha informações sobre a falha de privacidade em iPads e iPhones com versão 4.0 ou superior do iOS. Um comunicado da polícia americana admite que o departamento já tinha ciência de que iPhones e iPads possuem um arquivo oculto em sua memória flash com os registros de localização dos usuários.

Para o FBI, este recurso não é especialmente vantajoso, já que sempre pode rastrear a localização de celulares e dispositivos que acessam à web acessando dados das empresas de telefonia. Para isso, no entanto, é necessário antes pedir autorização judicial.
No caso da falha de segurança de iPhones e iPads, não é preciso obter o OK da Justiça, mas sim ter o gadget do suspeito em mãos para colher esses dados.  Esta semana, pesquisadores revelaram que também alguns modelos do Android cometem a mesma falha de privacidade.
Em breve nota, a Apple afirmou que usuários que não desejem armazenar em seu gadget um histórico dos locais por onde passou, têm a opção de encriptar seus dados.

info

terça-feira, 19 de abril de 2011

Desarmamento: indenizações vão custar 10 milhões

 

Governo vai pagar até 300 reais por armas entregues voluntariamente; conselho que discute medidas só tem representantes pró-desarmamento

Gabriel Castro
O governo já tem os detalhes da da terceira campanha nacional de desarmamento, que será lançada em 6 de maio. Desta vez, o Executivo promete ampliar a rede de postos de coleta, que deve incluir, além de delegacias, postos policiais e quartéis das Forças Armadas, igrejas, Organizações Não-governamentais (ONGs) e outras entidades.

A mobilização estava marcada para julho, mas foi antecipada depois do massacre em Realengo. As duas campanhas anteriores, iniciadas em 2004 e 2008, recolheram um total de 550 mil armas. O Ministério da Justiça diz que não tem uma estimativa de quantas armas serão entregues em 2011. A coleta deve seguir até o fim do ano.

O governo vai pagar de 100 a 300 reais em cada pistola, revólver, espingarda ou fuzil recolhido. Quem decidir entregar suas armas não vai precisar se identificar. No ato da entrega, a pessoa receberá um protocolo que poderá ser utilizado para retirar o dinheiro no Banco do Brasil. Não haverá indenização para munição. O Executivo dispõe de 10 milhões de reais para gastar com indenizações, valor que pode ser acrescido se for necessário.

“O Ministério tem convicção de que a campanha vai ter grande penetração no território, possibilitando a qualquer brasileiro receber sua arma", diz o secretário-executivo do ministério, Luiz Paulo Barreto. Nesta segunda-feira, ele participou de uma reunião do grupo de trabalho criado para organizar a campanha de recolhimento de armas.

De acordo com o Ministério da Justiça, não foram discutidas mudanças na legislação sobre o comércio de armas – embora o ministro José Eduardo Martins Cardozo tenha defendido uma revisão da lei atual. Cardozo também participou do encontro desta segunda, mas saiu da reunião para se encontrar com a presidente Dilma Rousseff.

Reunião - O encontro teve a presença de 21 pessoas, representantes – além do Ministério da Justiça – do Ministério da Defesa, do Ministério Público Federal, do Banco do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Frente Nacional dos Prefeitos, da Secretaria de Justiça do Distrito Federal, da Polícia Civil de São Paulo, da Polícia Civil de Goiás, do Instituto Sou da Paz, da ONG Viva Rio, da Rede Desarma Brasil e da Associação das Maçonarias do Brasil.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, minimiza o fato de nenhuma entidade contra o desarmamento ter sido convidada para integrar o grupo de trabalho. Segundo ela, o conselho discute apenas a entrega voluntária de armas. "Nada impede que, num segundo momento, essas entidades entrem no debate”, diz.
Mas a assessoria jurídica do Ministério da Justiça já trabalha no projeto que deve revisar o Estatuto do Desarmamento. E mantém diálogo apenas com entidades que pretendem banir o comércio de armas e munição no país.