Pesquisar

quinta-feira, 24 de março de 2011

Colgate e Unilever fazem troca de marcas

Companhia anglo-holandesa vendeu à Colgate a marca Sanex e comprou da multinacional a sua divisão de detergentes na Colômbia



A Colgate Palmolive fechou um acordo com a Unilever para se tornar dona da marca de produtos de higiene pessoal Sanex. Pela negociação, a companhia pagou US$ 940 milhões a Unilever e deu mais um passo para ampliar sua força nos setores de higiene, ampliando assim a sua margem de lucro.

Em contrapartida, a Unilever comprou da Colgate-Palmolive a unidade de detergentes que a companhia possui no território da Colômbia. A divisão da Unilver é produtora de marcas como Fab, Lavomatic e Vel, conhecidas no país da América Latina. E que, a partir de agora, passam para o guarda-chuva de produtos da Unilever. Pela divisão, a companhia anglo-holandesa pagou a Unilever uma quantia de US$ 215 milhões.

Segundo comunicado divulgado pela Unilever, as transações seguem a missão da Colgate-Palmolive de se distancias de negócios e de categorias menos lucrativas e concentrar seus esforços nos setores de maior penetração e força da multinacional – sendo o principal deles o de higiene pessoal.

Sara Lee

A venda da Sanex para a Colgate-Palmolive permitirá a Unilever que se enquadre às determinações da Comissão Europeia, que exigiu que a companhia se desfizesse da marca para aprovar a compra da norte-americana Sara Lee, em novembro do ano passado. Segundo o órgão europeu, a posse da Sara Lee e da Sanex iria conceder a Unilever uma fatia muito grande do mercado de produtos de higiene pessoal no continente, o que poderia prejudicar a livre concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário