SÃO PAULO – O Google firmou um acordo legal junto à Comissão Federal do Comércio (FTC, sigla em inglês) sobre as acusações de táticas enganosas e violação de privacidade na rede social Buzz.
O Google Buzz provocou protestos quando foi lançado em 2010, por expor informações dos usuários para outras pessoas.
O acordo entre Google e FTC é histórico, por ser o primeiro onde uma empresa é instituída a criar um “programa abrangente de privacidade” como parte da liquidação do processo.
A empresa agora terá de se submeter a audiências regulares sobre privacidade uma vez a cada dois anos durante os próximos 20 anos. Nesse período o Google terá de obter um consenso positivo dos usuários antes de mudar as regras de como compartilhar dados pessoais com terceiros.
O Google se desculpou com os usuários e com o FTC pelo ocorrido com o Buzz e agradeceu a oportunidade de poder contornar essa situação.
Não haverá uma multa monetária por enquanto, mas o FTC acredita que tal acordo irá onerar o Google com custos substanciais, pois a empresa terá de contratar uma auditoria para monitorar suas políticas de privacidade.
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