No mundo altamente concorrido em que vivemos, com uma alta taxa de inadimplência que todos os segmentos enfrentam, com milhares de ofertas que procuram atrair a atenção do consumidor para o seu produto ou serviço, as empresas devem, dentro de seus recursos, melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente com a escolha, contratação e treinamento de seu pessoal.
Para fazer um bom negócio, bons resultados e sucesso no mercado, os vendedores devem dar grande atenção a todas as etapas da venda - o ciclo de vendas – como chamamos.
A profissão de vendedor é a mais numerosa do mundo e, sem dúvida, não goza de muito boa reputação, pois esta imagem está ligada um tipo simpático, falante, promessas não cumpridas, enganar o cliente, falta de compromisso e só pensa em encher os bolsos com o dinheiro do cliente, etc.Para muitas pessoas, ser vendedor é depreciativo pois esteve ligada à manipulação e engano. A culpa muitas vezes é do vendedor ou da própria empresa que ensina “truques” para conseguir o pedido, enganando o cliente.
O conceito – o vendedor ganha, o cliente perde – permaneceu muitos anos como padrão no setor. Deve-se reconhecer que, felizmente, existe um grande número de profissionais fortalecendo constantemente a confiança do cliente, criam aliados e não inimigos.
O que se descreve a seguir não é simples idéia acadêmica, e sim, fruto de muitos anos de atividade na venda de produtos industriais e serviços.
O perfil do moderno Profissional de Vendas
Muitos que vendem reagem contrariamente em admitir que a sua profissão, é uma profissão. Da mesma maneira que as outras atividades profissionais, só vencem os que dominam técnicas de vendas e seguem um sistema planificado e consciente, lógico, e que podem ser repetidos.
Uma qualidade que estes profissionais têm em comum é a persistência. Este resultado foi obtido em um estudo realizado em uma associação de profissionais de vendas, que revelou que 80% de novas vendas eram feitas por somente 10% dos vendedores após realizarem 5 visitas ao cliente. Revelou também, que estes profissionais eram os que revisavam constantemente seu planejamento, as estratégias de vendas se deveriam ser utilizadas e procurando a cada visita obter mais informação do cliente para poder oferecer o que realmente ele desejava.
O que o Profissional de Vendas deve saber?
É preciso conhecer profundamente o produto/serviço que é oferecido. Consiste em conhecer suas especificações, uso, aplicação, benefícios e também quais seus pontos fracos. Saber explicar o manual ao cliente, lembrando que – o nosso povo não tem o hábito de ler manuais de instrução – tornando esta tarefa mais difícil e repetitiva.
No caso de equipamentos e aparelhos com instruções mais longas, por que não solicitar ajuda do fabricante, que com certeza não se negará a auxiliar.
Reuniões em grupo auxiliam a tirar dúvidas e proporciona que a experiência de um passa para todos.
Pós-venda
Uma pós-venda feita corretamente, com certeza assegura uma futura venda. Preste atenção neste detalhe.
Motivação
Lembre-se, Profissional de Vendas, que a motivação está dentro de você, é a auto-motivação e ninguém vai conseguir motivá-lo se você não estiver disposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário